• André Vendrami

Você sabia que seu tipo de pisada pode influenciar o resultado do seu exercício?


2019 está batendo na porta e naquela lista de coisas que iremos fazer no próximo ano, certamente está a intenção de mudar alguns hábitos. Alguns desejam beber menos, outros dormir mais cedo e tem gente que vai querer tornar sua alimentação mais saudável, não é mesmo?


Mas você sabia que a forma como pisa pode afetar a sua saúde? Pois é, o impacto, o modo como você toca o chão e vários outros fatores podem prejudicar bastante a eficiência dos seus exercícios físicos, por exemplo, além do fato de seus pés, pernas e quadril serem afetados pelo uso de um equipamento ou um calçado inadequado.


Por isso, hoje temos aqui mais um texto do nosso médico parceiro Rodrigo Castro que vai falar exatamente sobre tudo isso. Fique ligadinho nas dicas e comece 2019 com um tênis correto, sem dores ao praticar exercícios, e claro, um novo hábito saudável na sua vida!


- Rodrigo Castro

Você sabia que a maneira como você anda ou corre pode afetar a saúde geral de seus pés e pernas e até do seu quadril? Todo mundo anda um pouco diferente, e o jeito que seu pé pousa no chão, ou o “golpeia” quando você pisa, pode realmente ajudar ou atrapalhar a sua habilidade de caminhar ou correr longas distâncias.


Conhecer qual é o seu tipo de pisada ajudará a obter os tênis e equipamentos certos para garantir que você se mantenha saudável e sem dores.


Tipo 1: Pronação

O primeiro tipo de pisada é chamado de “pronada”. A pronação ocorre quando seu arco se achata na sua pisada, fazendo com que seu pé e tornozelo rolem para dentro. Isso causa estresse nos tornozelos e pode causar dores nas canelas e outros problemas nas pernas. Uma maneira rápida de verificar se esse é o seu tipo é olhando como as solas dos seus sapatos se desgastam. Se eles estão desgastados no interior da sola, então é provável que você seja um pronador.


Tipo 2: Supinação

O segundo tipo de pisada é chamado de “supinada”. Se você já adivinhou que ela é o oposto de pronação, então você está absolutamente certo. Supinação é quando, em vez de ficar de pés chatos, você tem arcos altos. Quando seu pé bate no chão, grande parte da almofada do pé é perdida. O pé não achatou no impacto e há pouca absorção de choque. O efeito é um movimento de saída e pode causar fascite plantar (a inflamação de uma faixa espessa de tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos), entorse no tornozelo e outras lesões nos pés e nas pernas. Para descobrir se você pisa dessa forma, observe se a sola dos seus sapatos se desgastam na parte externa.


Tipo 3: Neutro

Um golpe de pé neutro ocorre quando você não pronou e nem supinou. É quando o pé ataca de forma eficaz e eficiente e normalmente leva à menor quantidade de lesões durante a corrida ou a pé. Esse tipo de pisada não causa problemas aos membros inferiores e ajuda muito na eficácia dos exercícios físicos aeróbicos, por exemplo. Nesse caso, o desgaste da sola dos calçados é uniforme.


Muitas lojas que vendem produtos esportivos contam com profissionais e equipamentos, como câmeras de vídeo, para descobrir qual a sua pisada. Com isso, eles têm melhores condições de indicar um tênis correto para sua pratica de esportes.


Sempre visite seu médico no ato do aparecimento de dor aguda nos pés, pernas ou quadril, principalmente quando ela piora com a prática do exercício. Muitas vezes, pequenas mudanças fazem com que haja uma melhora drástica do rendimento.

E vale lembra que para quem faz parte da família Unicorns Brazil – por meio de uma parceria super bacana – tem desconto no consultório do Rodrigo Castro. Ficou interessado? Logo abaixo tem todos os contatos. Corre lá!


Rodrigo Castro

É médico do esporte e nutrólogo esportivo formado pela Faculdade de Medicina do ABC, além de parceiro do Unicorns Brazil.

Contatos: (11) 2251-5707 ou (11) 97555-5707 E-mail: dr.rodrigocastro@uol.com.br

Instagram: @dr.rodrigocastro

Site: http://www.clinicamedicinadoesporte.com.br

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 by Unicorns Brazil | CNPJ: 27746509/0001-34