• André Vendrami

Você já ouviu falar da Palatinose, o açucar queridinho dos atletas e das dietas?



Vamos começar a o mês de julho falando sobre saúde, ok? Depois de textos sobre treinamento funcional e jejum intermitente, agora é hora de conversamos sobre um açúcar que está na moda e traz diversos benefícios a atletas e pessoas em dieta. Aproveitem!


- Rodrigo Castro

Você certamente já ouviu falar da palatinose, o açúcar do momento. Também chamado de isomaltulose, ele é um carboidrato totalmente digerível, formado por glicose e frutose, ou seja, uma sacarose. Esse açúcar é derivado das fontes de sacarose, como o mel e o extrato da cana-de-açúcar, porém sua comercialização é feita a partir da extração da beterraba.


A palatinose vendida no mercado é feita a partir da extração da beterraba

A principal diferença desse carboidrato é que ele tem baixo índice glicêmico (IG): 32. E o que significa um carboidrato de baixo índice glicêmico? Significa que o seu fornecimento de energia em forma de glicose é mais lento e equilibrado, não gerando picos de glicose e, consequentemente, de insulina no organismo, garantindo então energia por mais tempo.


Se compararmos o seu IG com os de outros carboidratos, vemos que a palatinose abre uma grande vantagem. A maltodextrina, por exemplo, apresenta um IG de 105 e a dextrose tem um índice glicêmico de 111! Isso quer dizer que elas formam picos de glicose na corrente sanguínea e acabam fornecendo energia por menos tempo.


Benefícios

Por conta dessa característica, a palatinose é recomendada tanto para quem está em processo de emagrecimento, quanto para praticantes de atividade física e atletas. Para quem precisa emagrecer seu uso é interessante, pois ela tem a capacidade de reduzir a fome (gerando sensação de saciedade) e também a necessidade do consumo de açúcar, pois fornece glicose de maneira mais equilibrada, evitando picos glicêmicos e insulinêmicos.


A palatinose lcontribui para retardar a sensação de fadiga por fornecer energia de forma contínua e duradoura

A palatinose também promove a oxidação de lipídeos, ou seja, permite maior utilização da gordura corporal e de ácidos graxos como fontes de energia durante a atividade física, como pós-treino. Para os atletas, além dessas características já descritas, o seu uso também é vantajoso. Ela contribui para retardar a sensação de fadiga por fornecer energia de forma contínua e duradoura, bem como poupar o glicogênio muscular e hepático.


Vale ainda destacar que diversos estudos em andamento vêm comprovando que o uso da palatinose no meio esportivo e para quem deseja emagrecer apresenta ainda mais benefícios. Então, certamente, em breve teremos ainda mais novidades sobre o assunto.

Mas atenção: para saber a dosagem correta e o melhor horário para utilização é preciso consultar um professional qualificado.


E por falar nisso, quem faz parte da família Unicorns Brazil – por meio de uma parceria superbacana – tem desconto no consultório do Rodrigo Castro. Ficou interessado? Logo abaixo tem todos os contatos. Corre lá!


Rodrigo Castro

É médico do esporte e nutrólogo esportivo formado pela Faculdade de Medicina do ABC, além de parceiro do Unicorns Brazil.

Contatos: (11) 2251-5707 ou (11) 97555-5707

Instagram: @dr.rodrigocastro

Site: http://www.clinicamedicinadoesporte.com.br

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 by Unicorns Brazil | CNPJ: 27746509/0001-34