• André Vendrami

Vem pro vôlei! Flexibilidade, força e resistência são os principais benefícios


Para quem ainda não sabe, nossa família Unicorns Brazil já conta com um time de vôlei que nos enche de orgulho. Todas as sextas à noite e sábados à tarde, os rapazes treinam, se divertem e arrasam em quadra. Muito em breve, esperamos expandir esses horizontes, abrir novas vagas e, não podemos dar spoilers, mas vem novidade por aí.


Por isso, hoje vamos falar dos benefícios da prática de vôlei. O esporte, criado por William Geroge Morgan em 1985, melhora flexibilidade, força, resistência aeróbia e anaeróbia e coordenação motora. Além disso, de acordo com técnicos da modalidade, os praticantes desenvolvem uma maior sociabilidade, disciplina e responsabilidade.


Embora bastante socializante, o vôlei foi criado com o intuito de ser um esporte com menos contato físico entre seus praticantes, evitando assim lesões físicas por conta do excesso de choques como acontece com o futebol e outras modalidades esportivas. É fato que, em partes essa missão é cumprida, mas, sem os cuidados necessários, as quedas, por exemplo, podem trazer alguns transtornos e tirar jogadores de quadra e até mesmo de temporadas.

Benefícios

Uma partida de vôlei trabalha um grande grupo muscular: bíceps, tríceps, musculatura paravertebral, abdominais e musculatura dos antebraços, sem falar nos membros inferiores ficam em constante movimento. É fato que o esporte trabalha todo o corpo do jogador, partes em maior ou menor intensidade, mas sempre dando melhor condições funcionais, cardiorrespiratórias e de fortalecimento, de acordo com os especialistas em medicina esportiva.


Claro, não se pode deixar de dizer dos benefícios à saúde mental, à melhora do sistema imunológico, importante para proteger o organismo de doenças. Mas não se pode esquecer que para um melhor aproveitamento dos treinos e jogos, é preciso focar em uma alimentação balanceada, boas noites de sono e descanso, baixo consumo de álcool e cigarro, entre outras coisas.


Para todos

O vôlei é um esporte que não tem idade ideal ou limitadora para sua prática. Quando praticado por crianças é uma atividade lúdica, de socialização e interação. Na adolescência e juventude, ajuda no desenvolvimento corporal, estrutura muscular e redução do estresse e sedentarismo. E mais: é um dos poucos esportes que pode ser adaptado para a terceira idade, sendo um exercício físico importante e divertido para eles.


E muito se engana quem acha que para jogar vôlei é necessário tem uma altura próxima dos 2m. O jogador profissional de vôlei, claro, tem características e um perfil específico, mas não é a altura ou o porte que irá impedir que um interessado possa praticar o esporte, principalmente para recreação e bem-estar.


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 by Unicorns Brazil | CNPJ: 27746509/0001-34