• André Vendrami

Unicorns, Capivara, Bharbixas e Pampacats se reúnem por cartilha contra LGBTfobia


A nossa luta, como sempre, não para! Depois dos episódios de homofobia pelos quais passaram algumas equipes – entre elas o time de Volêi do Unicorns Brazil e o de Handebol do Capivara – nos últimos meses, no final de semana passado estivemos em Curitiba, no prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Faculdade de Direito, para discutir o projeto de uma cartilha contra a LGBTfobia, encabeçado pelo time da capital paranaense.


Representando a nossa família Unicorns, estiveram por lá Rogério Dervanoski, do nosso futebol, e Lucas Teruel, que joga vôlei, faz funcional e Crew Running com a gente. Além deles, fizeram parte da mesa de proposições a galera do Bharbixas, de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e também do Pampacats, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e estava presente também o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.


Lucas Teruel representou o volêi do Unicorns na reunião

A ideia de lançar um material organizado sobre combate à LGBTfobia nasceu em Curitiba. “No ano passado, organizamos uma competição de handebol, a Queer Cup, e tivemos um episódio de homofobia no clube que sediou o campeonato”, explica o presidente do Capivara, Juliano Cerci. “Diante disso, conversando entre os integrantes do time, percebemos o quanto nós mesmos nos sentíamos despreparados para lidar com a homofobia. Conversamos então com algumas equipes que temos mais afinidade, o Unicorns Brazil, o Bharbixas e o Pampacats para que a gente pudesse juntos construir uma cartilha que interessasse à nossa própria ignorância em relação a essas questões”, continua.


"Nós tivemos nesse projeto uma preocupação em dar voz a pessoas de todos os times e de todas as identidades de gênero. Por isso, foram convidados representantes de todas as letras da comunidade LGBT+ para participar das discussões e ajudar a levar a ideia às mais diversas comunidades. Por isso, vamos inclusive validar o conteúdo produzido com a maior quantidade de pessoas das mais diversas identidades de gêneros que conseguirmos", garante Lucas.


“Esse encontro entre os nossos quatro times foi importante para discutirmos formas de combater a LGBTfobia dentro do esporte, dos ambientes esportivos. Nós entendemos que quando se expande demais o tema, acaba-se perdendo o foco das ações. Então, dessa forma, estamos tentando mostrar aos dirigentes e aos próprios jogadores que ainda existe sim preconceito, mesmo que velado, dentro do esporte, dos esportes que nós acabamos praticando”, afirma Rogério, que também é ex-presidente do Pampacats.

Aspectos social e legais

O projeto será dividido em duas partes. A primeira delas, contará com o aspecto mais social da diversidade sexual. “Nesse trecho, abordamos conceitos como identidade de gênero, sexo biológico e outros mais, além de uma abordagem histórica do futebol, dos esportes, da integração das mulheres, a prática da atividade física”, revela Juliano.

“Então, essa cartilha serve para tentarmos levar mais conhecimento para aqueles que não tem acesso a esse tipo de informação com foco dentro do ambiente esportivo. Ela vai funcionar como um guia, um informativo e esperamos que a repercussão seja boa e que possamos expandir o projeto em uma segunda e, quem sabe, até terceira edição”, planeja Rogério.


Para parte relacionada às leis, os organizadores recorreram a fontes especializadas e ligadas à área. “Tivemos diversos parceiros em Curitiba. Procuramos o Ministério Público, recebemos apoio da Secretaria de Justiça do Estado, contribuição da Prefeitura da cidade e também a participação do Guilherme Sales, advogado do Coritiba Futebol Clube”, comemora.

A cartilha já está em fase de conclusão. A discussão recente aconteceu para alinhar a reta final do projeto. Ainda faltam algumas coisas para serem incluídas, mas a expectativa é que em cerca de um mês a gente o material já esteja pronto.


Abaixo, temos um vídeo feito pelo jornalista Guilherme Becker e publicado pelos meninos do Pampacats que mostra um pouco do que foi a reunião:


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 by Unicorns Brazil | CNPJ: 27746509/0001-34