• André Vendrami

Sustentabilidade: 80% do lixo no mar é plástico e nós vamos ajudar a reduzir isso

Atualizado: 4 de Out de 2018


Vamos aproveitar que a primavera e o verão estão chegando e a gente vai tomar uns bons drinks por aí para falar sobre sustentabilidade, reciclagem e a adesão da família Unicorns Brazil ao projeto de abolição do uso de plástico virgem. É isso mesmo, nossos treinos, a partir de outubro, não terão mais copos plásticos, canudos plásticos e afins.

A estimativa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) - braço da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA) – é de que pelo menos 2 milhões de toneladas de lixo chegam aos mares no Brasil por ano. Isso significa que, se fosse espalhado, esses resíduos ocupariam o espaço de 7 mil campos de futebol.


Essa quantia é ainda maior quando levadas em consideração áreas alagadas, como o Pantanal, a Amazônia, e outros espaços muito longes do mar que não foram incluídas no estudo. Esse valor chegaria fácil a 5 milhões de toneladas de lixo sendo despejadas anualmente pelo Brasil nos mares.


Por isso a importância de abraçar iniciativas de redução de consumo e descarte de canudos, copos e mexedores plásticos como essa que o Unicorns Brazil está encabeçando. Durante setembro, os treinos terão a quantidade de copos plásticos gradualmente reduzida até zerar no final do mês. Traga, portanto, o seu squeeze ou a sua própria garrafinha. A água continua à vontade, claro.


Urgência mundial

A tendência é mundial e muito importante, principalmente, para os oceanos e a fauna e a flora marinha. O mais novo estudo da ISWA revelou durante o Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília em março de 2018, que pelos menos 25 milhões de toneladas de resíduos são despejados por ano no mar. Além disso, 80% desse material tem origem nas cidades e vão parar nos oceanos graças à má gestão de reciclagem e descarte de resíduos sólidos.


De acordo com dados da ONU, entre 60% e 80% do lixo que chega ao mar é plástico e, pelas projeções, se isso não mudar, em 2050 haverá mais plástico do que peixe nos mares. Além de causar poluição e desequilibrar o sistema biológico dos oceanos, esse material é responsável pela morte de tartarugas, golfinhos, focas, leões marinhos e tantos outros animais que vivem nas águas salgadas e arredores das praias.

Parley for the Oceans

Por isso, em uma das ações sustentáveis que promove, a Adidas associou-se ao movimento Parley for the Oceans, iniciativa voltada à conscientização, preservação e limpeza dos oceanos. O objetivo da colaboração com Adidas Originals é o de envolver nessa luta todos aqueles que podem ampliar o movimento de aprendizado e evolução.


Uma das contribuições da marca é a confecção de produtos a partir de resíduos plásticos interceptados em praias e comunidades costeiras antes de chegarem aos oceanos. Ou seja, reciclar o plástico e, por meio de tecnologia avançada, transformá-lo em tênis como o Ultraboost X, o Deerupt Runner, além de calças, jaquetas, camisas e outros itens voltados ao esporte.


Outras ações

Não é à toa que grandes empresas já estão apoiando campanhas pela redução no consumo e, consequentemente, do descarte inadequado do plástico virgem. A Disney prometeu que abolirá dos parques até a metade de 2019 canudos e mexedores plásticos. A ação irá eliminar os mais de 175 milhões de canudos e 13 milhões de mexedores plásticos usado anualmente nos complexos de entretenimento da corporação.


A rede de cafés Starbucks também firmou o compromisso de retirar os objetos de todas as suas 28 mil lojas em todo o planeta. A meta da empresa é que até o ano de 2020 nenhum deles seja mais distribuídos nas cafeterias. Da mesma forma, o McDonald’s também encarou o desafio. A companhia anunciou que substituirá os canudos plásticos por canudos de papel, começando pelos restaurantes do Reino Unido, Irlanda e Austrália. A rede australiana OutBack também se pronunciou nesta quinta-feira, 20, sobre a extinção de canudos plásticos dos estabelecimentos da marca.

Serviços de alimentação dos parques da Disney já começaram as ações abolindo as tampas plásticas dos copos

© 2017 by Unicorns Brazil | CNPJ: 27746509/0001-34

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon