• André Vendrami

‘Pose’ e mais quatro séries do universo LGBT+ que você precisa assistir


Tem dias que a gente passa um tempão em frente à TV procurando algo legal para assistir. No final, muitas vezes desistimos ou vamos fazer alguma outra coisa mais interessante. Mas, depois deste post, este problema não existirá mais. Nós listamos aqui cinco séries que têm o universo LGBT+ envolvido em suas tramas e merecem ser assistidas e maratonadas.


Algumas, como Pose, acabaram de estrear, outras estão garantidas e – claro – há também as que estão com os dias contados ou com destino da trama incerto, como Transparent, que teve seu protagonista demitido. Mas, de qualquer forma, seja para rir ou chorar deitado no sofá da sala, todas elas são ótimas opções para quem mergulhar um pouco mais no movimento LGBT+, entender melhor certos assuntos como transexualidade, cura gay e afins.


Pose

Pose estreou na FX em junho e a série já conquistou muitos fãs. Não se poderia esperar menos, afinal, são tantos os motivos para amar o projeto de Ryan Murphy que a gente não sabe nem por onde começar a lista. Talvez pelo fato de ter a maior equipe e elenco da televisão compostos por pessoas transgênero. Segundo a revista Vogue americana, são cerca de 140 pessoas entre atores, escritores, cineastas e produção.


Além disso, o figurino - responsabilidade de Lou Eyrich - é maravilhoso. Versace, Lacroix e Mugler enchem os olhos de quem curte o mundo da moda. Muitas das roupas foram garimpadas em brechós dos Estados Unidos, afinal, conseguir representar os anos 1980 com tanta propriedade como Pose faz não deve ter sido tarefa fácil para as figurinistas, né? E tem mais: todo o lucro da série será revertido à comunidade trans. O dinheiro arrecadado será transformado em bolsas em universidades, programas de saúde e prevenção ao HIV e outros serviços mais.


Mas, ok, vamos falar também sobre a história da série, né? Pose fala sobre Blanca, personagem interpretada pela atriz trans Mj Rodriguez, que vive em Nova York na década de 80. Ao se descobrir com HIV, ela sai de casa e cria uma espécie de abrigo para apoiar e receber jovens também rejeitados pela família por causa de sua orientação sexual. Nesse contexto, em oito episódios, também são muito bem representados o luxo e o surgimento da cultura dos grandes bailes LGBT+ da Big Apple.


A 5ª temporada de 'Grace and Frankie' estreia em 2019 na Netflix

Grace and Frankie

Uma das séries de maior sucesso da Netflix, Grace and Frankie trata do universo LGBT+ de uma forma pouco vista na televisão: a terceira idade. Toda a história começa quando os maridos das personagens que dão título ao projeto resolvem pedir divórcio para casarem um com o outro. A situação acaba criando uma improvável amizade entre as duas, tendo a relação amorosa dos ex-maridos como parte da trama.


Vale destacar que Lily Tomlin, a Frankie, é lésbica e militante da causa LGBT+. O seriado já tem a 5ª temporada garantida e os novos episódios devem estrear em 2019. Se você nunca assistiu, ainda dá tempo de maratonar tudo até lá, né?


Transparent

Produzida pela Amazon, Transparent é mais uma das séries que tratam do universo LGBT+ que vale cada segundo em frente à TV. Nas quatro temporadas já disponíveis, Jeffrey Tambor interpreta com maestria Maura Pfefferman, transexual que finalmente consegue viver como mulher, aceitando sua identidade de gênero depois de tantos anos mentindo a si mesmo como homem.


No entanto, renovada para o próximo ano, a continuação do projeto não terá mais o ator no elenco. Ele foi demitido após acusações de assédio sexual contra uma assistente e uma atriz transexual da série.


As Telefonistas

As Telefonistas é uma série espanhola da Netflix que trata sobre feminismo, sexualidade e sociedade nos anos 1920. As histórias das quatro mulheres protagonistas, trabalhadores de uma empresa de comunicação de Madri, cruzam-se de forma divertida, romântica, sarcástica e traiçoeira. Em meio a tudo isso, o projeto ainda aborda – principalmente em sua segunda temporada – temas como a bissexualidade, a transexualidade e a cura gay.


Miguel, Carlota e Sara foram um “trisal” – amor a três – e Sara, sem entender-se direito em um corpo feminino, vai em busca de respostas com um médico. O “tratamento” para a obtenção da cura é violento, em um momento em que a lobotomia é algum muito comum na medicina. As Telefonistas já tem terceira temporada garantida e as gravações acabaram recentemente. A expectativa é que os novos episódios sejam liberados em setembro de 2018.


Titus Andromedon praticamente tomou o lugar da protagonista em 'Unbreakable Kimmy Schimidt'

Unbreakable Kimmy Schmidt

Essa era para ser uma comédia da Netflix focada na história de uma moça que passou parte da vida presa no subterrâneo e, livre, não entende nada sobre o mundo moderno. Mas, em Unbreakable Kimmy Schimidt é Titus Andromedon (Tituss Burgess) quem rouba a cena desde a primeira temporada da série. O roommate da protagonista, gay, negro e ator desempregado que sonha em fazer fama por meio de um grande papel na Broadway é quem dá a graça da trama.


Tanto é verdade que desde a estreia da série, sempre houve rumores de que o personagem ganharia um spin-off. No entanto, até agora, de concreto mesmo, só temos o encerramento da série pela Netflix em sua quarta temporada. Os novos episódios serão liberados em janeiro de 2019. Ou seja, também dá tempo de maratonar tudinho, né?


É claro que não podemos esquecer dos realities shows do momento, como RuPaul’s Drag Race ou o fabuloso Queer Eye, que tem ganhado milhões de espectadores e sido muito bem comentado nas redes sociais. Ou então, as clássicas como Queer as Folk, Will & Grace, Please Like Me e Sense8, essas já encerradas, que também lidam de forma inteligente e importante com temática do universo LGBT+ – cada qual diante da perspectiva de sua época, obviamente.


Gostaram das sugestões? Já estão assistindo alguma delas? Então conta para gente o que estão achando. Tem dicas de outras séries para nos dar? Manda já para cá que a gente coloca na lista de coisas para assistir no final de semana!

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 by Unicorns Brazil | CNPJ: 27746509/0001-34