• André Vendrami

Paga Burpee! Temos 6 motivos para você amar esse "castigo" do Treino Funcional


O burpee é um dos exercícios mais odiados pela galera que pratica o treinamento funcional por conta de sua complexidade e exigência física. Usado como uma espécie de “castigo”, o vilão do Unicorns Training é, na verdade, um injustiçado. Quem conhece os benefícios desse que é um dos exercícios mais completos que existem, jamais reclama quando alguém grita “paga burpee!”


Nós hoje resolvemos listar seis motivos que vão fazer você se apaixonar por esse exercício e querer que ele seja incluído ao final de toda aula. Aproveitando para lembrar que toda quarta-feira (20h30) e todo sábado (10h), os treinos funcionais do Unicorns Brazil acontecem no Parque do Ibirapuera. Às terças-feiras, a partir das 20h30 acontecem gratuitamente as aulas do Adidas Training, também no Ibira.


Com movimentos bem executados, o burpee faz você perder muitas calorias. Uma dica é treinar agachamentos, prancha com braço estendido e a flexibilidade em geral. Mas vamos lá te convencer a amá-lo:


1. É possível praticar o burpee em qualquer lugar

Não existe desculpa para não “pagar” o burpee. Praticar esse exercício não requer nenhum equipamento. Basta força de vontade e o peso corporal. Então, em casa, no parque, no quarto do hotel, em qualquer cantinho é possível treinar. Deixe a preguiça de lado!


2. É um exercício simples e completo

O burpee trabalha quase todos os músculos do corpo humano ao mesmo tempo. Por isso, além de simples, é bastante completo. O agachamento coloca em ação grupos musculares inferiores e a flexão bota para jogo os músculos superiores. Além disso, todo o core, conjunto de músculos que estabiliza e sustenta a coluna, evitando a dor lombar, trabalha ao realizarmos o exercício. Ou seja, você não precisa fazer seis exercícios diferente se pode fazer apenas o burpee englobando todos, né?


3. Ajuda a perder massa gorda

O gasto calórico elevado durante a realização do burpee e a aceleração do metabolismo durante o restante do dia ajudam a perder massa gorda. Inclusive, diversos estudos afirmam que exercícios de alta intensidade como esse são muito mais eficazes em acelerar o metabolismo do que os tradicionais com carga moderada. Aproveite!


4. Aumento de massa muscular

Além de ajudar a queimar calorias, o burpee também faz com que os atletas ganhem a tão desejada massa muscular. Como treina de forma intensa grupos musculares como peito, costas, braços, pernas, glúteos e todo o core, uma grande intensidade de burpees é capaz de deixar quem se esbalda em sua prática “mais forte” muito “mais rápido”.


5. Ganho de resistência

Quem paga burpees está aumentando sua capacidade pulmonar e cardiovascular, logo, sua resistência. Esse aumento proporciona uma evolução em termos de velocidade, agilidade e força do atleta nos treinos. Por tanto, além de ganhos musculares, quando você faz um burpee, você está melhorando e potencializando ainda mais suas condições de fazer muitos mais burpees.


6. Pode ser inserido e adaptado a qualquer tipo de treino

Não venha com a desculpa de que ainda é muito amador no mundo dos esportes para se aventurar no burpee. Há diversas variações do exercício, de forma que ele pode ser inserido e adaptado em qualquer tipo de treino. Mais ou menos complexas, essas adaptações servem para todos os níveis de preparação física e evolução do atleta.

Em busca do burpee perfeito

Para um bom aproveitamento – e para evitar lesões e dores –, é preciso praticar o exercício corretamente. Por isso, é importante seguir algumas orientações – e claro, sempre bom ter a supervisão de um orientador físico, como é o caso dos nossos treinos que são acompanhados pelos instrutores da Personal360 Assessoria Esportiva.


O burpee simples consiste em realizar os seguintes movimentos:


1. Comece em pé

2. Agache e posicione as mãos no chão

3. Jogue os pés para trás entrando na posição de prancha com braços estendidos

4. Faça uma flexão (push up)

5. Volte seus pés para a posição de agachamento

6. Levante-se e salte batendo as palmas das mãos atrás da cabeça.

Ficou interessado? Vem conhecer a nossa família Unicorns Brazil e se exercitar com a gente. Marque uma aula-teste gratuita e aproveite. As inscrições para todas as modalidades oferecidas pelo grupo podem ser realizadas neste link ou por meio de contato via nossos Instagram e Facebook. Chega mais!!

© 2017 by Unicorns Brazil | CNPJ: 27746509/0001-34

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon