• André Vendrami

Novembro Azul: a importância da prevenção ao câncer de próstata


O mês de novembro é conhecido como o mês da prevenção e combate ao câncer de próstata, um dos tipos da doença que mais acomete aos homens com mais de 50 anos em todo o mundo. A prática de exercícios é sempre uma aliada da luta contra a doença e também importante para a sua prevenção.


Muitos homens deixam de fazer exames que podem detectar precocemente a doença, que é altamente curável em seu início. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que, só em 2018, 68 mil homens descobrirão o câncer de próstata. De acordo com especialistas, a prática de exercícios físicos regularmente, além de uma dieta balanceada e o hábito de realizar exames preventivos são as principais formas de evitar a doença.


Os exercícios físicos, principalmente corridas e caminhadas, são importantes armas na prevenção do câncer de próstata. Além disso, eles também ajudam a evitar a reincidência da doença, fortalecem o coração, previnem problemas cardiovasculares, como o infarto, a principal causa de mortes entre os homens. O câncer de próstata ocupa a segunda posição nesse ranking.


E como forma de incentivar os homens a cuidarem-se melhor e tornar menos tabu a discussão sobre o exame de toque, aquele que ajuda a detectar o câncer de próstata, os médicos vinculados à plataforma Doctoralia estão com uma ação especial durante o Novembro Azul. Eles estão oferecendo a primeira consulta gratuita para que os marmanjos possam conversar melhor e conhecer mais profundamente métodos de prevenção de diversas doenças, entre elas, o câncer. São diversos especialistas à disposição, como urologistas, cardiologistas, psiquiatras e tantos outros associados à Doctoralia.

Campanha

A Fundação do Câncer também desenvolveu uma campanha especial neste mesmo sentido para o mês, baseada nos tabus que rondam o comportamento masculino. O mote é “Homem não chora. Homem tem que ser forte. Homem não cozinha. Homem não passa roupa. Homem não lava louça. Homem não fica doente. Homem não morre”, ou seja, evidenciando todos os estigmas e estereótipos da masculinidade pregados hoje pela sociedade.


Em apoio à Fundação, a Granado, marca de cosméticos brasileira, pretende dar uma força ao movimento Novembro Azul e à campanha. Por isso, irá doar parte das vendas do kit Essencial do Atleta para a instituição. As compras podem feitas nas lojas físicas ou no site da grife.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 by Unicorns Brazil | CNPJ: 27746509/0001-34