• André Vendrami

Espirulina: conheça suplemento que vai mudar sua relação com os exercícios físicos


Você certamente já ouviu falar da espirulina, um suplemente alimentar muito usado por quem faz dieta e diversos atletas. Considerada um “superalimento”, ela traz muitos benefícios à saúde, entre eles, a redução da fadiga durante exercícios. Convidamos mais uma vez o médico e nutrólogo Rodrigo Castro para bater um papo conosco a respeito do assunto. Aproveitem:


- Rodrigo Castro

A espirulina é um suplemente alimentar milenar e muitas vezes é classificada, erroneamente, como uma erva por causa de suas incríveis propriedades benéficas à saúde. Mas, na verdade, ela é uma cianobactéria ou, deixando mais fácil de imaginar, uma espécie de “alga” verde-azulada encontrada em lagos, lagoas e rios de água doce.


É reconhecida como um dos "superalimentos” mais completos do mundo, nutricionalmente falando, pois oferece benefícios à saúde para praticamente todos os órgãos e funções corporais. Atua fortalecendo o sistema imunológico, deixando os usuários menos propensos a gripes e resfriados, por exemplo.


Agora, em uma nova pesquisa publicada na revista Medicine and Science in Sports Exercises, os cientistas descobriram que este alimento aumenta a oxidação de gordura e também reduz a fadiga durante o exercício físico.

O estudo

Nesta pesquisa, os participantes moderadamente treinados, foram convidados a correr em uma esteira por duas horas até a exaustão. No resultado, os pesquisadores perceberam aqueles que fizeram uso de espirulina continuadamente apresentaram uma taxa de oxidação de gorduras 11% maior do que os participantes que não ingeriram alga. Além disso, eles tiveram melhor recuperação muscular após o exercício extenuante.


Atualmente, a espirulina tem sido muito utilizada em dietas vegetarianas, por ter uma concentração de proteína vegetal maior do que a presente em grãos – e também das carnes e peixes. E tem mais: ela possui uma riqueza de vitaminas, ferro, betacaroteno, fibras, minerais e aminoácidos essenciais. É uma das principais fontes de ácido gama-linolênico (GLA), um dos mais poderosos agentes anti-inflamatóricos da natureza.


Outro ponto importante é que sua ingestão ajuda a desintoxicar naturalmente o corpo, por possuir uma concentração altíssima de clorofila, um dos agentes detox mais poderosos da natureza. Tão bom que os estudos tem mostrado resultado batante eficaz a remover até as toxinas do sangue.


A espirulina é encontrada em formato de comprimido, capsula, líquido ou mesmo em pó, nas seções de suplementeos nas lojas, farmácias ou até no supermercado. A quantidade indicada para adultos é entre 3g e 5g ao dia. Ela também fortalece os cabelos e as unhas.


O produto não apresenta fortes efeitos colaterias, mas vale lembrar que mulheres grávidas e em amamentação devem evitar o consumo. E como sempre destacamos aqui, o uso de qualquer medicamento ou suplemento deve ter acompanhamento de especialista qualificado.


Então, para quem faz parte da família Unicorns Brazil – por meio de uma parceria super bacana – tem desconto no consultório do Rodrigo Castro. Ficou interessado? Logo abaixo tem todos os contatos. Corre lá!

Rodrigo Castro

É médico do esporte e nutrólogo esportivo formado pela Faculdade de Medicina do ABC, além de parceiro do Unicorns Brazil.

Contatos: (11) 2251-5707 ou (11) 97555-5707 E-mail: dr.rodrigocastro@uol.com.br

Instagram: @dr.rodrigocastro

Site: http://www.clinicamedicinadoesporte.com.br

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 by Unicorns Brazil | CNPJ: 27746509/0001-34