• André Vendrami

Descubra se você está cuidando direito do seu tênis de corrida


Quem corre sabe do investimento que é comprar um bom tênis de corrida. E sabe mais ainda o quanto é triste os maus-tratos que a prática do exercício, as poças pelo caminho e os esbarrões nas muretas acabam causando ao seu companheiro de quilometragem.


E muita gente acha que arranhões, manchas e mau cheiro gerado pelo uso contínuo desse tipo de calçado não tem solução. Mas hoje nós vamos te ajudar a dar um up no seu amigo com algumas dicas de como mantê-lo higienizado e protegido.


Aproveitando o assunto, vamos lembrar que treinos de corrida da família Unicorns Brazil, o Running Crew, já estão de volta e a todo vapor, às segundas-feiras, a partir das 20h30. E o nosso projeto gratuito, o Adidas Runners, também acontece toda quinta-feira, no mesmo horário, e basta se inscrever pelo site ou pelo aplicativo Runtastic. Os dois treinos acontecem no Parque do Ibirapuera, ok?


Uma das primeiras maldades que as pessoas costumam fazer é colocar o tênis de corrida na máquina de lavar e afogar o pobrezinho em tanto reboliço de água e sabão. Se você faz isso, prometa que nunca mais repetirá essa ação. Segundo especialistas da Adidas, essa prática, além de não gerar a higienização necessária, pode descolorir e danificar o tecido do produto. Então, deixe eu tênis longe dessa tortura.


Leia mais: 10 corridas de rua em SP para entrar em forma até o Carnaval


Alguns atletas, não contentes em realizar o método acima, ainda colocam seus calçados para secar próximos de fontes de calor, como atrás da geladeira, por exemplo. Mais uma atitude desastrosa. Esse tipo de aquecimento pode provocar danos irreparáveis ao formato do tênis e inutilizá-lo pra sempre. Portanto, don’t do that!


Se prepara pra limpar! Ficou curioso em quais são as maneiras corretas de garantir a durabilidade do seu companheiro de aventuras? Então se liga aqui:


1. Antes de tudo, tire o excesso de sujeira do tênis com uma escova de dentes antiga. Use uma com cerdas macias para remover toda a poeira que se acumulou no calçado. Tome cuidado para não arranhar o material pressionando demais a escova.


2. Com um pano macio embebido em um pouco de água quente e detergente – dê preferência aos ecológicos, ok? –, esfregue as áreas manchadas ou arranhadas do tênis tomando cuidado para não pressionar com muita força e danificar o tecido e as áreas mais rígidas.


3. Em seguida, é preciso remover o sabão que ficou no local. Enxague o pano com água quente e volte a passa-lo nos mesmos pontos onde o detergente foi usado.


Leia mais: Você sabia que seu tipo de pisada influencia o resultado do seu exercício?


4. Agora chegou a hora de deixar o tênis tomar um ar para que fique seco. Deixe-o em um local que seja abrigado de chuva e sol direto, na temperatura ambiente. Coloque jornal ou papel toalha dentro dele para que a umidade seja toda absorvida.


5. Os cadarços podem ser lavados normalmente com água e sabão e colocados para secar no varal. Se você preferir, também pode trocá-los de vez em quando. Isso garante, além da higienização, uma nova cara ao tênis de corrida.


6. Enquanto o tênis seca naturalmente, as palmilhas também precisam ser arejadas. Elas são as principais responsáveis pelo mau cheiro do tênis. Se o odor delas estiver muito forte, quando for coloca-las para tomar um ar, espalhe um pouquinho de bicarbonato de sódio sobre elas. Ele ajuda a neutralizar o fedor.


Don’t f*ck it up Ali em cima, a gente já disse que algumas práticas não devem ser realizadas. Mas não são apenas o fato de colocar o tênis para lavar na máquina ou secá-lo atrás da geladeira que pode danificá-lo. Há ainda outros hábitos comuns de quem tenta conservar e proteger o produto que acabam ajudando a piorar ainda mais a situação. Os especialistas da Adidas também listaram algumas delas, observe:


1. Por mais manchado ou arranhado gravemente que seu tênis de corrida esteja, não use produtos de limpeza como alvejantes e outros químicos. Ao invés melhorar, eles podem descolorir o tecido ou fragilizar o material por conta de reações – tanto no curto quando no longo prazo.

2. Se você utilizar uma escova de dentes de cerdas rígidas, as chances de arranhar ainda mais o tênis aumentam exponencialmente. Especialmente quando seu tênis é produzido com mesh – aquele tecido em formato de telinha dos modelos PureBOOST e UltraBOOST da Adidas, por exemplo.


3. Não deixe seu tênis em qualquer lugar depois de usá-lo ou higienizá-lo. A luz solar pode danificar e desgastar a parte de fora do produto e também amarelar áreas brancas, como os solados. Procure sempre guardá-lo em lugares sem umidade.


4. Não guarde seu tênis sujo. Quando você acabar manchando o tecido durante a corrida ou arranhado por algum motivo, remova as avarias o quanto antes. Manchas deixadas por muito tempo podem penetrar no tecido de forma irreversível.


Entendeu tudo? Então bora correr com a gente. Vem fazer parte da família Unicorns Brazil!


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 by Unicorns Brazil | CNPJ: 27746509/0001-34