• André Vendrami

Calce os tênis! Correr faz o cérebro criar novos neurônios


Quem diria, hein! Até pouco tempo, a ciência acreditava que nascíamos com um número pré-determinado de neurônios e era com ele que teríamos que nos contentar por toda a vida. Ou seja, a cada neurônio morto ou perdido, não haveria reposição. Mas um novo estudo provou que a verdade não é bem essa.


Algumas atividades são capazes sim de fazer o cérebro criar novos neurônios, mesmo na vida adulta. Entre elas estão a corrida, o sexo e até mesmo alguns tipos de dietas. As pesquisas revelaram que somos capazes de criar até 1,4 mil novas células nervosas por dia.

Terry Sejnowski, professor do The Salk Institute for Biological Studies, afirma em seus estudos que a prática de esporte é uma das atividades que mais colabora com essa produção. De acordo com o jornal El País, o pesquisador recomenda fortemente os exercícios físicos como forma de prevenção e “medicamento” antienvelhecimento do cérebro por conta dessa nova capacidade descoberta.


Os benefícios

Todos sabemos que a prática esportiva traz diversos benefícios à saúde física e mental. Além de ajudar a manter o corpo em dia, ela reduz o estresse, descarrega doses ideias de dopamina, noradrenalina e serotonina no organismo, fazendo a vida ficar mais prazerosa, leve e animada.


Os estudos sobre a criação de novos neurônios na idade adulta revelaram que correr, por exemplo, melhora a secreção do que a ciência chama de “fator neurotrófico cerebral”. Ele influencia positivamente a nossa memória e gera um estado de ânimo mais positivo, permitindo assim que novas células nervosas nasçam no hipocampo, área do cérebro responsável pela memória e pela noção de espaço dos animais.

Mantendo o ritmo

Por isso, os especialistas afirmam que o sucesso para um cérebro sempre jovem, criando novas conexões e trabalhando a pleno vapor é uma vida em que o exercício físico esteja presente pelo menos três vezes por semana. Isso porque a ajuda na produção de novos neurônios vem da frequência com que corremos.


Por isso, calce os tênis e vamos lá! Com no mínimo 30 minutos de corrida já estamos nos dando esse presente de uma vida mais longa, mais saudável e mantendo o cérebro ativo e jovem, com neurônios nascendo e substituindo aqueles que já não servem mais.


Vem com a gente

Como a nossa família Unicorns Brazil é dessas que é louca por esportes, aqui tem neurônio novo nascendo o tempo todo, afinal, às segundas-feiras, corremos com a nossa Running Crew. Às quintas, estamos novamente na pista com o projeto Adidas Runners. Com bastante frequência, criamos treinos especiais também aos sábados e domingos. Então, que tal vir correr com a gente, hein?

As pesquisas revelaram que somos capazes de criar até 1,4 mil novas células nervosas por dia

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 by Unicorns Brazil | CNPJ: 27746509/0001-34