• André Vendrami

3 em cada 100 mortes no Brasil podem ter relação com o sedentarismo


Neste final de semana, celebramos o Dia Mundial da Atividade Física. Mais precisamente no sábado, 6 de abril. E como fazer mais gente praticar exercício é a nossa meta aqui na família Unicorns Brazil, o post de hoje é sobre dados curiosos e preocupantes a respeito do sedentarismo no Brasil. Uma pesquisa foi divulgada pelo Ministério da Saúde e ela indica que 3% das mortes no país estão relacionadas ao sedentarismo.


O estudo analisou as mortes registradas ao longo do ano de 2017. Do total de 1,3 milhões de óbitos, 34.273 casos estão relacionados a diabetes, câncer de mama, de cólon e doenças cardiovasculares. Todos esses males são apontados por médicos e pesquisas científicas como tendo grande relação com à falta de atividades físicas na rotina do homem moderno. Ou seja, o sedentarismo. Há entidades que classificam o Brasil como o país mais sedentário da América Latina. Precisamos mudar isso, né?


Prevenção

Como a gente sempre faz questão de destacar por aqui, os exercícios são fundamentais para prevenir as chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Esses tipos, como a hipertensão e as já citadas acima, estão intimamente ligados ao excesso de peso. É nesse ponto que entra a importância de praticar algum esporte, nem que seja pelo menos uma caminhada.


LEIA MAIS: 6 dicas infalíveis para não ter preguiça de treinar em 2019


Essa é também a hora de lembrar que estamos aqui para isso. Às segundas-feiras, corremos com a nossa Running Crew. Às quintas, estamos novamente na pista com o projeto Adidas Runners. Enquanto isso, nosso treino funcional personalizado acontece às quartas, às 20h30, e aos sábados, às 10h. O Adidas Training rola toda terça-feira, 20h30.Também às quartas, a galera bate uma bola e faz bonito no futebol. Às sextas-feiras e sábados, temos o pessoal do vôlei em quadra. Bora com a gente?

Mudança de hábito

Os dados da pesquisa do Ministério da Saúde também revelam que 37% dos brasileiros que moram em capitais dizem praticar alguma atividade física pelo menos 150 minutos por semana. Pouco mais de 20 minutos por dia, mas dentro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Vale destacar também que a OMS estima que 70% das pessoas em todo o mundo sejam sedentárias.


E engana-se quem pensa que São Paulo, a maior cidade do país, é onde mais se pratica esportes. Segundo o estudo, a capital paulista está entre a que tem um dos piores índices. Apenas 29,9% das pessoas tem o hábito de se exercitar. No topo do ranking das capitais brasileiras estão o Distrito Federal (49,6%), Palmas (45,9%), no Tocantins, e Macapá (45,5%), no Amapá. Vamos mudar isso, gente!


© 2017 by Unicorns Brazil | CNPJ: 27746509/0001-34

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon